Operação
Operação
Funcionamento da Operação do OmniaConexa. Responsáveis pelas áreas e forma de remuneração.

Áreas

São três as áreas de atuação da Operação: Negócios, Financeiro e Jurídico. As três áreas interagem com as startups durante todas as fases descritas no Modelo de Operação do Grupo, bem como durante todo o relacionamento da Startup com o OmniaConexa no pós-investimento.

Negócios

A área de negócios é coordenada por Fábio Pagani e é responsável por toda a gestão da conexão entre startups e investidores, atuando em todas as fases pré e pós-investimento.

Financeiro

Coordenado por Valdir Alcântara Souza Jr, é responsável pelas análises e avaliações financeiras da Startup no pré-investimento, assim como pelo acompanhamento e aconselhamento financeiro no pós-investimento.

Jurídico

Sob a coordenação de Renata Felisberto, a área jurídica analisa toda a documentação legal da Startup e a conformidade de sua atuação à legislação vigente no pré-investimento e é responsável pela garantia de continuidade da conformidade, bem como pelo acompanhamento e aconselhamento jurídico da empresa no pós-investimento.

São as seguintes as responsabilidades de cada área em cada uma das fases:

Aproximação

Negócios é responsável por manter o fluxo de startups candidatas, dentro das condições previstas pelo Grupo e da disponibilidade financeira, participando de eventos de startups, apresentações de outros Grupos e Fundos de investimento, analisando propostas de coinvestimento e recebendo sugestões dos membros do Grupo, entre outras formas.

Também está sob sua responsabilidade verificar se a Startup e os empreendedores estão alinhados aos Valores do OmniaConexa e efetuar uma avaliação mercadológica do negócio proposto pela Startup.

Durante esta fase as demais áreas não têm atuação direta.

Consolidação

Negócios é responsável por alinhar o discurso, os materiais de divulgação e as apresentações da Startup aos padrões do OmniaConexa; interagir com os investidores avaliando o interesse e a disponibilidade de investimento deles na Startup e coordenar o trabalho das demais áreas.

Financeiro é responsável pela avaliação da situação financeira atual da Startup (existência e conformidade de documentos financeiros oficiais e gerenciais, situação com relação à adimplência e impostos etc.) e pela avaliação da adequação do pleito da Startup (valuation, valor solicitado e participação proposta).

Jurídico é responsável pela avaliação de conformidade jurídica da Startup (contrato social e outros documentos oficiais, regularidade perante órgãos públicos etc.), pela conformidade e adequação do produto da Startup à legislação vigente (LGPD, política de privacidade, órgãos reguladores etc.), bem como pela apresentação e defesa dos documentos legais que serão assinados entre a Startup e o OmniaConexa.

Conexão

Negócios é responsável por encaminhar o material prévio aos investidores, marcar e acompanhar todas as apresentações, negociar os investimentos individuais com os investidores, montar a oferta oficial e negociar com a Startup e eventuais coinvestidores.

Financeiro é responsável por acompanhar o processo de negociação e garantir que a integridade financeira da Startup não se modificou durante a negociação.

Jurídico é responsável pela elaboração e negociação de eventuais ajustes nos documentos legais, bem como pela coleta de assinaturas e devidos registros legais.

Investimento

As três áreas são responsáveis por acompanhar o fluxo financeiro dos investimentos efetivos conforme previsto no contrato assinado, bem como o fluxo dos documentos legais e comprobatórios.

Pós investimento

Negócios é responsável acompanhar e mentorar a Startup durante toda conexão entre ela e o Grupo, avaliando se ela se mantém alinhada aos Valores do OmniaConexa e se o negócio continua sendo interessante para o Grupo. A área participará ativamente do Conselho da Startup em reuniões periódicas e a apoiará na sua jornada de consolidação, bem como nas etapas seguintes de busca de investimento. É responsabilidade da área também manter os investidores informados sobre a situação da empresa e solicitar que eles atuem como mentores e/ou facilitadores quando for necessário e conveniente para o negócio.

Financeiro é responsável pela avaliação regular da situação financeira da Startup e por garantir a existência e conformidade de documentos financeiros oficiais e gerenciais, situação com relação à adimplência e impostos etc., atualizando os investidores sempre que houver alguma mudança na situação da Startup. Também é responsabilidade da área analisar e emitir pareceres financeiros sobre a adequação de eventuais novas entradas de investimento.

Jurídico é responsável pela avaliação regular da conformidade jurídica da Startup e pela conformidade e adequação do produto da Startup à legislação vigente, bem como pela avaliação de quaisquer documentos legais que preveja a participação da Startup.

Dedicação

Não existe uma obrigação fixa mensal de horas de dedicação da Operação para cada Startup, porém existe a responsabilidade da elaboração do material padrão de conformidade da Startup no pré-investimento, assim como do acompanhamento das atividades da Startup e da atualização da situação dela para os investidores, em periodicidade mínima mensal, durante o pós-investimento, conforme descrito em nosso Modelo de Investimento.

A experiência indica que a divisão média de tempo de dedicação por startup nas etapas pré-investimento é a seguinte:

Fase / Área

Negócios

Financeiro

Jurídico

TOTAL

Aproximação

2

0

0

2

Consolidação

12

12

12

36

Conexão

20

4

4

28

Investimento

8

4

4

16

TOTAL

42

20

20

82

Na etapa pós-investimento, a dedicação mínima mensal é de 8 horas para Negócios, 4 horas para Financeiro e 4 horas para Jurídico. Em um horizonte médio de 3 anos de conexão entre a Startup e o OmniaConexa serão, pelo menos, 288 horas de dedicação para Negócios e 144 para cada uma das demais áreas.

Portanto, a dedicação mínima da Operação para cada Startup, desde o primeiro contato até a fase final de saída será de 658 horas. É importante ressaltar que esses números variam para cada Startup e para cada momento dentro da jornada da conexão, não constituindo uma obrigação e sim um parâmetro de trabalho.

Remuneração

A Operação do OmniaConexa é executada totalmente sem custo direto tanto para os investidores quanto para as startups.

Toda a estrutura da Operação é remunerada pelos investidores e com o mesmo risco deles através da participação dos membros da Operação no investimento realizado na empresa em um percentual fixo e único de 20% do valor total investido, sem taxa de sucesso ou carry. A área de Negócios será remunerada com 10% e as demais áreas com 5% cada.

A tabela abaixo mostra como seria a distribuição das participações em um investimento hipotético de 100 por uma participação de 8% na empresa:

Investidor

Valor

Participação %

Invest/to

Ajustada

Empresa

João

10

10

8

0,64

Maria

20

20

16

1,28

José

15

15

12

0,96

Márcia

25

25

20

1,60

Pedro

30

30

24

1,92

Fábio

-

-

10

0,80

Renata

-

-

5

0,40

Valdir

-

-

5

0,40

TOTAL

100

100

100

8


Serviços extras

Os membros da Operação poderão, a qualquer tempo e sem necessidade de aviso prévio ao OmniaConexa, ser contratados pelas Startups para a realização de serviços dentro de suas áreas de competência e não previstos nas atividades normais da Operação com remuneração compatível e da forma que for mais conveniente para as partes.